Morar ou trabalhar em um ambiente agradável, bonito e que ainda nos ofereça todo o conforto é muito bom, não é mesmo? Mas quais são os elementos que tornam um ambiente tão especial assim? Não tenha dúvida que esses elementos estão previstos em um bom projeto de arquitetura de interiores.
Podemos entender o projeto de arquitetura de interiores com um conjunto de diversos fatores como ergonomia, conforto térmico e acústico, iluminação planejada, funcionalidade e estética do ambiente, seja ele comercial, residencial ou corporativo.
É importante pensar que o projeto de arquitetura de interiores tem um enorme impacto na rotina e no bem-estar dos usuários, sejam eles moradores, clientes ou colaboradores.
Mas o que compõem um projeto de arquitetura de interiores? Temos vários elementos e vamos apresentar rapidamente cada um deles?
Layout
Para definir o layout, tudo começa.com uma entrevista com o cliente para fazer um levantamento de dados do projeto definir quais são as necessidades e objetivos. É a parte principal.

Iluminação
A parte de iluminação do projeto de arquitetura vai definir o clima do ambiente, se ele será mais intimista, com iluminação quente e recortada ou bastante iluminado, tentando imitar a claridade do dia. Isso será definido a partir da proposta do negócio. A iluminação de um restaurante de luxo é diferente daquela de um fast-food, por exemplo.
Instalações elétricas
As instalações elétricas devem ser totalmente personalizadas para cada projeto. Afinal, deverão ser demarcados todos os pontos elétricos como tomadas, TV à cabo, som, telefone, redes, ar-condicionado etc.
Revestimento
Nesta etapa serão definidos os materiais utilizados nos revestimentos: madeiras, cerâmicas, metais, tecidos, vidros entre outros. É necessário pensar no material que, além de deixar o ambiente bonito e aconchegante, também seja funcional e durável.
Gesso
Hoje em dia o gesso é fundamental para o projeto de interiores. Ele tem o poder de transformar os ambientes de forma rápida e de baixo custo. Além disso, ele também se relaciona diretamente com a etapa de iluminação e mobiliário.
Mobiliário
A parte final é definir o mobiliário. Ele deve ser funcional ao mesmo tempo que tem relação com os demais elementos do projeto de arquitetura de interiores. Aqui serão previstos objetos como armários, mesas e cadeiras, balcões etc.
Se você ou sua empresa deseja realizar um projeto de arquitetura de interiores com qualidade e sob medida para suas necessidades, entre em contato com a Estúdio 38. Vai ser um prazer atender você.